Utilizar ou não fotografias da internet?

19:00



Boa tarde meninas e meninos, 

Como correu a vossa semana? Espero que tenha corrido bem. Hoje esta publicação esta direcionada para as meninas/meninos que também têm um blog, como eu. Estou a participar de um projeto fundado pela blogger Joana Araujo em que várias meninas vão falar sobre um tema relacionado com a vida de uma blogger. Como tal nesta série vão poder encontrar vários temas como por exemplo, a importância das redes sociais, SEO, organização, edição e muito mais. Vou deixar os links dos blogs das meninas que também vão participar nesta série a seguir. 

Links:

- Joana- https://goo.gl/xrCre0       | Impotância das redes Sociais
- Sandra- https://goo.gl/24yOeu   | SEO
- Vera- https://goo.gl/sihQz6        | Organização
- Nádia- https://goo.gl/RiwyY4     | Edição


E o tema que eu vou falar em particular esta relacionado com a utilização de fotografias no blog. Se é correto utilizarmos fotografias da autoria de outras pessoas ou não. É um tema que pode criar várias opinião diferentes e queria também saber a vossa, como tal deixem a vossa opinião nos comentários. 

Utilizar ou não fotografias da internet? 

Muitas vezes pensamos duas vezes se podemos ou não utilizar fotografias que não são da nossa autoria. Como vocês sabem, a opinião vária de pessoa para pessoa, temos uns que usam e abusam das fotografias e outros que nem sequer põem em questão utilizar fotografias tiradas da internet.


Mas o que é o correto?

No fim de contas isto tudo está relacionado com o nosso pensamento e com o bom censo de cada um. Na minha opinião a melhor opção é usar sempre fotografias da nossa autoria, pois apesar de nem sempre serem as melhores, vão ser nossas, logo demostraram exatamente aquilo que nós queremos transmitir ao nosso público. Mesmo quando não temos as melhores habilidades e os melhores equipamentos para tirar fotografias, à medida que vamos tirar mais e mais fotografias vamos aprendendo a exercer esse papel, tornando-nos numa pessoa mais criativos. Também vamos abrir novos horizontes e acreditem que é isso que diferencia um bom blog de um blog igual aos outros. A simplicidade de uma fotografia tirada por nós vai ter outro valor e vai demostrar a mensagem que querem transmitir da melhor maneira possível. Não há melhor sensação do que exercer imensas profissões ao mesmo tempo. No blog não és só escritora mas também és editora e fotografa. Estes três temas conjugados dá harmonia paixão e exclusividade ao vosso blog. Pensem comigo, temos dois blogs, um tira uma fotografia do produto, que esta a falar na publicação em vários ângulos mostrando o produto enquanto que o outro blog tirou uma fotografia da internet e colocou no post e done. Qual vocês pessoalmente ião gostar mais de ler? Eu por exemplo, adoro blogs em que sei que foi a pessoa que fez a fotografia, pois consigo examinar melhor o produto e perceber como ele é na realidade. Porque vamos ser sinceros, se eu quiser ver uma fotografia standard do produto ia eu à internet e via, sem precisar de procurar num blog. Por isso, a minha opinião baseia-se sempre em dar o meu melhor em todas as fotografias e deixar sempre o meu toque lá.

Não tenho uma fotografia para o meu post... E agora????

Neste caso têm duas opções ou não apresentam nenhuma fotografia ou utilizam uma fotografia da internet. Podem estar agora a pensar, mas o que é isto Angi? Tu mesmo agora aconselhaste-nos para não utilizarmos fotografias da internet e agora estas a por esta hipótese como válida??? Sim malta estou, porque apesar de não achar a melhor opção, é uma opção mas, sempre em último caso. Tentem sempre usar fotografias da vossa autoria e só quando estiverem apertadas de tempo é que podem inserir uma fotografia de outro autor. Mas lembrem-se maltinha, sempre que utilizarem uma fotografia que não seja da vossa autoria, indiquem o autor ou o site onde tiraram, pois acho que ninguém gostava de ver a sua fotografia num outro blog sem sequer darem-vos o direito daquela fotografia. Como se diz no povo: Não faças aquilo que não gostavas que te fizesses. Nesta situação este provérbio encaixa como uma luva. Sejam coerentes e conscientes de todas as decisões que tomam. Tudo o que transmitem para o vosso público reflete o vosso carácter e a vossa personalidade.

Não me quero alongar mais, mas espero que tenham compreendido o meu ponto de vista e agora sou eu que quero saber o vosso. Contém-me nos comentários as vossas opiniões pois, vou amar saber. E não deixem de ir visitar os outros blogs para aprenderem mais um bocadinho acerca do blog e da vida de uma blogger. E claro não percam o próximo episódio desta série, que vai estar relacionado com dicas de edição/produção de fotografias para o blog para fugirmos de vez das fotografias standard que andam por aí.

To be continued...


Com carinho,
Angi


You Might Also Like

5 comentários

  1. Olá, eu também acho que as fotografias da nossa autoria são sempre melhores, e, apenas no último caso é que é melhor recorrer a fotografias da net :p
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá linda
    confesso que desde que comecei neste mundo ate agora sempre tentei ter as minhas próprias fotos mesmo que não sejam as melhor . Acho que quando são de nossa autoria o post fica melhor .Adorei a tua dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Gostei, e acho que disseste tudo!
    Como fotografa é horrível ver o nosso trabalho a ser utilizado sem autorização e créditos.
    Por isso se possível produzam sempre o vosso material!

    Beijinhos :)
    http://claudiafmphoto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. É sempre preferível utilizar as nossas fotografias! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  5. gostei muito do post :)
    por acaso é algo que nunca tinha pensado muito mas tens toda a razão
    sempre que posso tento tirar as minhas próprias fotografias mas ainda falho muito neste campo
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Publicações Populares

Segue-me no Facebook

Segue-me no Instagram

Subscribe